O IELTS, ou The International English Testing System é um teste de inglês padronizado para falantes não nativos de inglês. A prova é desenvolvida pelo British Council e sua finalidade é a de aferir o nível de inglês de quem faz o teste. A prova, ao contrário do que é informado em vários websites, não dá certificado. Nem poderia. O teste não tem notas de aprovação ou reprovação. Os resultados variam entre 0 e 9 pontos e essa pontuação é depois avaliada por cada instituição utilizando esse exame. Ou seja, cada organização, escola, faculdade e universidade estabelece a sua nota mínima de aprovação. Os resultados do IELTS são apresentados simplesmente na forma de um relatório com 4 notas específicas. Essas notas são referentes à Listening, Reading , Writing e Speaking e há uma nota global.
O IELTS é um teste solicitado a pessoas que queiram trabalhar e estudar fora. A prova é o principal meio de avaliação para organizações e escolas no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
Existem duas configurações: General Training e Academic. Em ambas as versões, o Listening e o Speaking são iguais, mas as seções de Reading e Writing têm objetivos diferentes em cada tipo de prova. Quem determina o formato a ser utilizado pelo candidato são as instituições pedindo o exame.
Embora, o candidato possa preparar-se sozinho. é importante compreender que o IELTS é uma prova altamente técnica. Saber inglês não é garantia de que um candidato passe. Responder uma pergunta é diferente de responder uma pergunta atendendo a uma série de expectativas. O examinador quer avaliar competências específicas com relação à estrutura, conteúdo e vocabulário que devem estar presentes na resposta. O exame é construído em torno de expectativas muito bem definidas.
A preparação, portanto, exige a familiarização com essas expectativas e exige estudo. Mesmo falantes nativos com bom nível de instrução, caso pudessem fazer a prova, teriam dificuldade caso não estudassem.
Qual o maior erro na preparação para o teste?
O maior erro que pode ser cometido na preparação para o IELTS é imaginar que não seja preciso estudar. Depois desse, vem um segundo grande erro que é extremamente comum por ser imensamente tentador. Para saber mais sobre a maior armadilha na preparação para um teste, leia nosso artigo.
Para inscrever-se, siga este link e preencha o formulário de registro online. Mas antes de fazer a Prova, converse com gente e saiba porque nosso preparatório IELTS é mais eficaz.